Alta Performance

Como aumentar minha performance esportiva?

Não só os atletas profissionais estão em constante busca por uma melhor performance esportiva, mas também atletas amadores e muitos praticantes de atividades físicas. Afinal, quem não quer aumentar sua resistência e atingir resultados vantajosos?

A verdade é que conseguir um desempenho impressionante não depende de fatores simples e demanda muita disciplina com relação à rotina e à alimentação. Nada acontece em um passe de mágica, mas você pode estipular algumas metas que, certamente, poderão facilitar na busca por esse objetivo. Quer saber quais? Acompanhe este artigo e aumente a sua performance esportiva. Em caso de dúvidas, não deixe de entrar em contato conosco.

Siga uma rotina para aumentar sua performance esportiva

Ter uma rotina significa preparar a mente e, consequentemente, o corpo para a atividade que iremos realizar. Assim, as suas chances de êxito podem aumentar bastante.

Ao determinar uma rotina de treinos, tenha o seu objetivo claro, estipule metas e trace um plano. Se necessário, desenvolva uma planilha de treinos. No caso de uma corrida, por exemplo, faça o cálculo de quantos metros você deve correr todos os dias para atingir determinada distância. Para isso, conte com uma ajuda profissional especializada.

Adeque sua alimentação

Não é novidade que uma boa alimentação é essencial para que as práticas esportivas sejam satisfatórias. Com a nutrição específica, o organismo passa a conservar um estado ótimo de macronutrientes (carboidratos, lipídeos e proteínas), micronutrientes (sais minerais e vitaminas) e compostos bioativos (substâncias presentes em verduras, legumes e frutas). Mas qual a funcionalidade disso? Bom… Com a alimentação adequada, haverá uma boa melhora da função mitocondrial (formação de energia), funcionamento dos sistemas de defesa (imunidade), redução dos riscos de lesões musculares e articulares, avanços na produção hormonal e correção de possíveis desequilíbrios intestinais.

Portanto, o acompanhamento nutricional é indispensável para que o atleta  possa cumprir as sessões de treino sem prejuízos de desempenho e de saúde.

Hidrate-se!

O corpo perde muito líquido durante os treinos por meio da transpiração. E como organismo nenhum funciona sem hidratação, é necessário mantê-lo funcionando adequadamente. A hidratação pode evitar o risco de lesões, auxilia na recuperação rápida e mantém a saúde do corpo.

Praticar atividade física sem se hidratar pode causar complicações cardíacas, tonturas, dificuldade de concentração, espasmos musculares, problemas nos rins e interferir negativamente na sua performance esportiva. Por isso, você deve se lembrar de sempre deixar a garrafinha ao lado e consumir MUITA água! E nada de procurar se hidratar com refrigerantes, sucos industrializados ou bebidas energéticas.

Otimize seu treino

Para o praticante de atividades físicas, os momentos de relaxamento interferem no treinamento, visto que não é possível realizar um treino eficaz se você estiver cansado. Por isso, o fator sono deve ser levado em conta.

Para o corpo humano, o período de sono é o momento em que conseguimos otimizar a parte física e mental, quando ocorre alta produção hormonal e síntese proteica, reestruturação de estruturas (danificadas pelo treinamento), alívio da sensação de estresse e tem boas influências na capacidade de concentração.

Além disso, respeitar o tempo de descanso dos músculos é fundamental para sua saúde, bem-estar e qualidade de vida. Carga ou intensidade excessivas podem provocar sérios danos ao corpo. Estimulam as chances de surgimento das doenças inflamatórias, causa entorses, lesões nos joelhos, pés e canelas, principalmente.

O segredo é prezar pela qualidade do seu sono, descansar e aproveitar os momentos de lazer.

Ouça música durante o treino

Pode parecer estranho, mas algumas músicas têm o poder incrível de estimular a concentração, a motivação e humor do atleta. Certas pesquisas apontam as notas musicais como responsáveis por reajustar a atividade elétrica do cérebro, diminuindo os efeitos da fadiga muscular.

Aposte em atividades alternativas

Procure fazer exercícios alternativos, que aumente a sua consciência corporal, melhore a sua postura e trabalhe todos os grupos musculares. Alongamentos, pilates e a dança, por exemplo, são atividades recomendadas. Esses tipos de exercícios diminuem o estresse do corpo, aumentam a mobilidade, agilidade e ajudam a tonificar a sua musculatura. Ou seja, tudo o que interfere no seu desempenho e performance esportiva.

Tome cuidado com os carboidratos de má qualidade

Ao contrário do que muitos pensam, a dieta que elimina carboidratos não ajuda no treino, porque eles são responsáveis pelos estoques de glicogênio muscular, que representa nossa fonte de energia. Mas, ATENÇÃO! Os carboidratos simples, como massas e pães brancos, NÃO são recomendados para aumentar a performance esportiva. Esses carboidratos de péssima qualidade consumidos de modo excessivo é um erro muito comum e essa alimentação incorreta prejudica muito o praticante de atividades físicas. Ele passa não só a ter dificuldade para alcançar seu objetivo, mas também tem que lidar com queda de rendimento e aumento de peso.

É fundamental acrescentar no cardápio alimentos que representam uma fonte de carboidratos complexos, que devem ser indicado por um profissional experiente na área.

Pense positivo e mantenha o foco

A mente também tem poder e os estudos da psicologia esportiva comprovam isso. Focar nas suas reais motivações ajuda a aumentar a confiança em si mesmo, melhora o desempenho na atividade física e pode refletir até mesmo em uma boa saúde.

Ainda, abuse da imaginação! Enquanto pratica o exercício, crie cenários em que você está sempre mais rápido e veloz. Além disso, visualize você alcançando os objetivos pretendidos, chegando em primeiro lugar ou sendo o melhor.

Procure um profissional qualificado

Somente um nutrólogo que entenda bem do assunto poderá te auxiliar nesse processo de aumento de performance esportiva. Por meio do acompanhamento, a suplementação para o esporte será eficaz e o atleta e/ou praticante de atividade física irá conseguir manter um ótimo estado nutricional, com peso, percentual de gordura e massa muscular ideais.

Além disso, o profissional irá auxiliar o atleta a compreender melhor os limites do corpo. Quando uma pessoa conhece as suas limitações, o seu treino é mais direcionado e seus talentos são explorados corretamente. Dessa forma, todo o esforço físico é bem aproveitado e o potencial máximo é atingido. Isso, é claro, de maneira totalmente segura.

Gostou dessas dicas para melhorar a sua performance esportiva? Deixe um comentário sobre o que achou, compartilhe com os amigos e fique sempre de olho no nosso blog!

Caso ainda tenha dúvidas, entre em contato.

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