Alimentação

Entenda a Doença Celíaca e seu desdobramento ao longo do tempo.

Registrada pela primeira vez há mais de 100 anos atrás, a doença celíaca nada mais é do que a intolerância permanente ao glúten, proteína encontrada no trigo, na cevada e no centeio e a qual falei tudo sobre neste post.

Atualmente, com mais de 150 mil casos por ano no Brasil, a doença celíaca afeta todas as faixas etárias e ainda é pouco conhecida, podendo ser confundida com outros distúrbios, principalmente por ter sintomas muito comuns.

Se não tratada, podem surgir complicações como o câncer do intestino, anemia, osteoporose, abortos de repetição e esterilidade.

Entenda mais sobre a doença celíaca e saiba se você deve consultar um médico.

O sintoma clássico do celíaco é a diarreia e, quando na fase infantil, ocorre ao introduzirmos alimentação à base de papinha de pão, sopinhas de macarrão e bolachas, ou outros industrializados com cereais na alimentação do bebê. O mesmo sintoma ocorre quando na fase adulta, aliado à desnutrição, anemia ferropriva não curável, emagrecimento e falta de apetite, distensão abdominal (barriga inchada), vômitos, dor abdominal, e entre outros. Há, ainda, casos em que a doença não apresenta sintomas e, apesar de não ser hereditária, é descoberta a partir de exames em familiares de primeiro grau do celíaco.

Mas o que ocorre no organismo do celíaco?

Basicamente, a intolerância cria uma inflamação que danifica o revestimento do intestino, impedindo a absorção de alguns nutrientes.

A doença não possui cura e seu diagnóstico requer a consulta de um médico para que o tratamento prescrito seja o correto. Na maioria dos casos, indica-se um especialista em nutrologia para auxiliar na reeducação alimentar e elaboração de uma dieta sem glúten, que ajudará a controlar os sintomas e a promover a cura intestinal, aliada a prescrição de suplementos alimentares e vitaminas.

Por isso, fique atento e conheça o seu organismo. Qualquer irregularidade observada deve ser relatada ao seu médico e tratada. Faça exames regulares e tenha uma alimentação saudável, com os nutrientes necessários para o seu metabolismo funcionar com qualidade.

Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar
Pular para a barra de ferramentas