Já ouviu falar das Zonas Azuis? Conheça o que são e seus segredos.

Ja-ouviu-falar-das-zonas-azuis-conheca-o-que-sao-e-seus-segredos

Compartilhe

Imagina passar os 90 anos de idade e viver de forma ativa e com disposição física, mental e espiritual?

Muitas das vezes esquecemos que a longevidade saudável nada mais é do que um reflexo do estilo de vida e dos hábitos que escolhemos em toda nossa vida.

E foi pensando nisso que hoje resolvi falar um pouco sobre as zonas azuis. Descubra o que são essas regiões e seus segredos:

O que são as zonas azuis?

Zonas azuis foi o nome dado pelo pesquisador Dan Buettner ao estudar regiões ao redor do mundo que tem uma característica em comum muito peculiar: seus moradores chegam aos 100 anos, vivendo mais tempo e melhor do que os habitantes de uma das maiores potências mundiais, os Estados Unidos.

Ao identificar essas zonas, analisá-las e conhecê-las de perto, Buettner e sua equipe de pesquisadores puderam notar 9 características (o poder 9) presentes em todas elas. Algumas delas são:

Movem-se naturalmente
Buettner notou que os habitantes das zonas azuis não correm maratonas ou frequentam academias, mas vivem em ambientes que os mantêm em movimento naturalmente, cultivando jardins sem o uso de máquinas, por exemplo.

Têm um propósito
Ter um motivo para acordar toda manhã é um dos pontos notados pelo pesquisador em regiões como Okinawa e Península de Nicoya e que influenciam na expectativa de vida dos moradores.

Combatem o estresse
Nessas áreas, assim como em qualquer outra região, seus moradores são expostos a situações de estresse, a diferença é que suas rotinas possuem alguma atividade que combate esses males, seja através da oração, de um momento para dormir ou na chamada “hora feliz”, feita na Sardenha.

Comem apenas o suficiente
De modo geral, as pessoas nas zonas azuis comem menos e por menos vezes ao dia. Nas ilhas de Okinawa, por exemplo, um provérbio lhes lembra de comer até que seus estômagos estejam 80% cheio, pois considera o tempo que leva para que o sentimento de satisfeito chegue até o cérebro.

Os segredos das zonas azuis

Existem, ainda, alguns segredos observados pelos pesquisadores que são específicos a cada uma das cincos regiões pontuadas como zonas azuis. Conheça alguns deles:

Sardenha, Itália
Região com alto número de centenários, a população da Sardenha, além de ter um estilo de vida extremamente ativo e uma alimentação rica em frutas e legumes, contam com a abundância de árvores e baixa exposição à poluição de ar.

Okinawa, Japão
Essa é a região com maior percentual de centenários no mundo e seus hábitos incluem a prática frequente de exercícios físicos e mentais, o baixo consumo de sal e o respeito aos idosos e inclusão deles na comunidade.

Loma Linda, Califórnia
A base adventista dessa comunidade leva a população a crer no respeito do corpo humano como um templo e, por isso, sua maioria segue uma dieta vegetariana, pratica exercícios regularmente e celebra o sábado como o dia do descanso.

Península de Nicoya, Costa Rica
Um ambiente paradisíaco, a península de Nicoya é considerada a maior zona azul do mundo! O segredo? Segundo as pesquisas realizadas por Buettner e sua equipe, as águas de Nicoya são ricas em cálcio e magnésio, o que fortalece os ossos e músculos de seus moradores. Há ainda o fato de estar na Costa Rica, país que possui um sistema de bem-estar social bem desenvolvido e que garante paz e estabilidade aos seus habitantes.

Icária, Grécia
Nela, aproximadamente uma em cada três pessoas chegam a 90 anos de idade e, segundo Buettner, isso se deve ao isolamento da ilha da cultura mecanizada e dos fast-foods em que vive a sociedade moderna, o que permite a preservação de costumes seculares e a longevidade de seus moradores.

E o que podemos aprender com tudo isso?

Ao conhecermos as zonas azuis e ver seus segredos e características em comum, fica clara a relação da longevidade saudável e da nossa rotina.

Tanto o ambiente externo como o interno influenciam na qualidade da nossa vida e cuidar do corpo físico, mental e espiritual é essencial para essa conquista.

Por isso, buscar reeducar o seu corpo e optar sempre por aquilo que é benéfico ao seu organismo, vai além do tão sonhado corpo magro e pode te oferecer uma vida completa e bem aproveitada.

E nunca é tarde demais para mudar! Se você sentir que precisa de orientação de um especialista ou quiser passar por uma mudança de hábitos, mas não sabe como começar, conte com a nossa equipe e agende sua consulta.

Para receber mais conteúdos como esse, assine nossa newsletter ou acompanhe nossas redes sociais.

Se quiser contar sua opinião, deixe um comentário que vamos adorar saber.

Até semana que vem.

Compartilhe

Trackback URL: https://drwesleyschunk.com.br/conheca-as-zonas-azuis/trackback/