Dieta da mente: conheça os alimentos que fazem bem para o cérebro

Compartilhe

Como você já sabe, a alimentação, feita da maneira correta, é fundamental para a saúde e qualidade de vida. Alguns alimentos contribuem para diversas funções do nosso organismo, inclusive o cérebro. É sobre isso que iremos abordar neste artigo. Já ouviu falar no termo Dieta da Mente?

Certamente você já deve ter visto por aqui vários artigos sobre dietas para perder peso de maneira saudável ou até mesmo acerca do jejum intermitente. Apesar de ter um nome que foge do comum, a Dieta da Mente não é benéfica somente para o cérebro, mas para o organismo como um todo.

A dieta é simples. O segredo é investir em alimentos capazes de ativar o cérebro, evitando problemas de saúde relacionados ao sistema neurológico. Você pode reeducar a sua dieta para o consumo correto de gorduras, proteínas e carboidratos.

Você já sabe quais alimentos fazem bem para a mente? E os que fazem mal? Vamos descobrir juntos?

Invista nas frutas corretas!

Algumas frutas cumprem bem o papel de reforçar e fortalecer a mente. O morango é um exemplo disto. A fruta possui um nutriente chamado fisetina, que ao entrar em contato com o organismo, ajuda a combater a perda de memória.

Outra fruta que você pode consumir, porém sem exageros, é o abacate. Aqui é consumo precisa ser moderado, já que a fruta possui um alto teor de gordura, o que a torna um pouco calórica. O abacate é rico em gorduras monoinsaturadas, que acabam protegendo as artérias e contribuindo para o bom funcionamento do fluxo de sangue. Assim como todo o nosso organismo, uma boca circulação sanguínea é fundamental para o cérebro.

Outras frutas como mirtilos e às de coloração amarela também são benéficas para o cérebro. Ambas são ricas em antioxidantes que protegem a mente.

Hortaliças

Outro grupo de alimentos que devem fazer parte da Dieta da Mente são as hortaliças. Aqui, podemos destacar o espinafre e brócolis. O primeiro fornece ao organismo um carotenoide chamado luteína. O componente, quando consumido regularmente, contribui para o fortalecimento da memória, além de afiar a capacidade de raciocínio.

Já o brócolis é fundamental para a capacidade de raciocínio e aprendizagem. A hortaliça, rica em vitamina K e ácido fólico, componentes de extrema importância para o correto funcionamento do cérebro. Além disso, com o seu consumo, é possível se resguardar contra o risco de demências.

Beba chá!

Alguns chás podem entrar na Dieta da mente também! O chá-verde, vermelho e branco são fontes de flavonoides e atuam no fortalecimento da memória, além de estarem associados à capacidade de memorização e aprendizado.

Dentre os tipos de chás, podemos destacar a ação do chá-verde no organismo. Ele atua como um importante antioxidante, barrando possíveis agressões às regiões do cérebro responsáveis pela memória.

Quais alimentos agridem o cérebro?

Assim como existem alimentos que beneficiam a mente, também existem aqueles que precisam ser evitados o quanto antes. Os principais vilões do seu cérebro se apresentam como:

  • Alimentos processados: Ricos em gorduras saturadas, alimentos industrializados prejudicam diretamente a memória, além de afetar negativamente todo o organismo.
  • Açúcar: O alto consumo de açúcar acaba agredindo as células cerebrais, afetando assim a capacidade de armazenar memórias e aprender.

Evite o consumo de refrigerantes (mesmo que diets), sucos industrializados, bebidas alcoólicas, adoçantes artificiais, frituras e gorduras trans também! É importante ressaltar que cortar estes alimentos da dieta e começar uma reeducação alimentar causará uma significativa melhora na sua qualidade de vida.

Por que começar uma dieta da mente?

Como vimos, para que você aumente a sua produtividade durante o dia, é preciso cuidar da saúde como um todo. Este processo envolve o nosso cérebro também!

Com a Dieta da mente, você alcançará um melhor desempenho em tarefas que envolvem raciocínio, cálculo e memória. Além disso, através de uma alimentação que visa uma melhora na saúde, o seu organismo ficará protegido contra doenças que afetam o cérebro.

É importante ressaltar que antes de iniciar uma nova dieta, você precisa procurar orientação médica. Entenda que se conscientizar acerca da sua saúde é um passo muito importante para uma mudança de vida.

Ficou alguma dúvida sobre o assunto ou gostaria de obter outras informações? Entre em contato com a nossa equipe ou deixe aqui o seu comentário.

Compartilhe

Trackback URL: https://drwesleyschunk.com.br/dieta-da-mente-conheca-os-alimentos-que-fazem-bem-para-o-cerebro/trackback/